BOMBEIROS EM AÇÃO

terça-feira, 14 de setembro de 2010

RECOMENDAÇÕES DO CORPO DE BOMBEIROS NA SEMANA DO TRÂNSITO

O trânsito é o sistema que ceifa mais vidas em todo mundo e até mais que todas as guerras e doenças humanas reunidas.

Na verdade quem mata não é o trânsito que é apenas um sistema social com sentido de organizar consciências sem consciência, mas motoristas com instintos animais muito mais forte que o juízo, a razão ou a consciência social.

Bem, o fato é que existem diversas formas de inconseqüência, desde as mais sutis como falar ao celular enquanto dirige, não dar uma seta antes de converter até efetuar uma ultrapassagem perigosa em local inadequado.

Conduzir sob efeito de bebida alcoólica, conforme a LEGISLAÇÃO em vigor é um ato criminoso. Apesar disso, mais de 50% dos acidentes de trânsito, no Brasil, envolvem alguém alcoolizado.

Os dois maiores perigos do álcool são:

  • A maioria das pessoas alcoolizadas “acredita” que está bem, com reflexos e reações normais. Isso ocorre devido à falsa sensação inicial de leveza e bem estar que o álcool proporciona.
  • O álcool induz as pessoas a fazerem coisas que normalmente não fariam, seja por excesso de confiança, ou pela perda da noção de perigo e respeito à vida.

Os principais efeitos do álcool no organismo são:

  • Diminuição da coordenação motora.
  • Visão distorcida, dupla e fora de foco.
  • Raciocínio e reações lentas.
  • Falta de concentração.
  • Diminuição ou perda do espírito crítico.
  • Baixa qualidade de julgamento.

Principais comportamentos nocivos no trânsito, provocados pela ingestão de bebidas alcoólicas: excesso de velocidade, manobras arriscadas, avaliação incorreta de distâncias, erros visuais, com desvios de direção, erros por reações fora de tempo, atrasadas, perda do controle da situação.

O bafômetro é um aparelho que mede a dosagem de álcool contida no ar expelido pelo condutor. Segundo o CTB, se a concentração for maior que 6 decigramas por litro de sangue, o indivíduo está alcoolizado e, portanto, impedido de dirigir. A partir de fevereiro de 2006, a lei 11.275, autoriza policiais a autuar motoristas flagrados dirigindo sob influência de álcool baseado apenas em sinais de embriaguez.

Dirigindo na chuva

As chuvas estão por vir e é uma condição adversa que reduz a visibilidade, diminui a aderência dos pneus, principalmente em curvas, aumenta o espaço percorrido em frenagens e dificulta manobras de emergência.

O início da chuva torna a pista ainda mais escorregadia, devido à mistura de água com pó e outros resíduos.

Quando dirigir sob chuva for inevitável, os condutores em geral devem observar os seguintes pontos:

  • Redobrar a atenção.
  • Reduzir a velocidade.
  • Aumentar a distância para os demais veículos.
  • Redobrar o cuidado em curvas e frenagens.
  • Manter os faróis baixos acesos.
  • Evitar passar sobre poças ou lugares com acúmulo de água.

Para condutores de automóveis e demais veículos de quatro rodas: manter as palhetas do limpador de pára-brisas em bom estado e manter os vidros limpos, desengordurados e desembaçados.

Para motociclistas e condutores de veículos de duas ou três rodas: usar roupa apropriada, como capa ou macacão impermeável.

Aquaplanagem

Durante ou após as chuvas, água acumulada sobre a pista pode provocar situações especiais de perigo: trata-se da AQUAPLANAGEM ou HIDROPLANAGEM, fenômeno pelo qual os pneus não conseguem remover a lâmina de água e, literalmente, perdem o contato com a pista.

A aquaplanagem ocorre pela combinação dos seguintes fatores: excesso de água na pista, velocidade demasiada, pneus com profundidade de sulco insuficiente.

Durante a aquaplanagem, a direção fica repentinamente leve e é muito difícil controlar o veículo. Os procedimentos corretos nesse caso são:

  • Segurar firmemente o volante, sem virar. Rodas viradas para um dos lados podem levar ao capotamento quando a aderência voltar a existir entre os pneus e a pista.
  • Tirar o pé do acelerador e diminuir a velocidade, mas não frear bruscamente, pois se as rodas estiverem travadas no momento que voltar o contato dos pneus com a pista, o carro se desgovernará.
  • Estabelecer um padrão seguro de velocidade para a situação.

Curiosidade

Falar ao celular no volante é mais perigoso que dirigir bêbado - Folha Online

Motoristas que falam ao telefone celular enquanto dirigem correm mais risco de causar acidentes do que condutores alcoolizados, segundo estudo divulgado pelo Laboratório de Pesquisas de Transporte de Berkshire, no Reino Unido.

Os pesquisadores revelaram que o tempo de reação de quem conversa no celular é 30% menor que o de alguém que ultrapassa os limites na bebida e fica alcoolizado.

Usuários de celular levaram meio segundo a mais para reagir a estímulos do que uma pessoa em condições normais e um terço de segundo a mais que motoristas sob efeito do álcool.

O estudo também mostrou que os usuários de celular ao volante são menos capazes de manter uma velocidade constante e uma distância adequada do veículo da frente, para evitar colisões.

A seguradora Direct Line, que encomendou a pesquisa, afirma que 40% dos motoristas entrevistados admitiram usar o celular enquanto dirigem. Segundo a empresa, celulares e aparelhos de viva-voz têm praticamente o mesmo efeito na concentração.

Deve-se trocar os pneus sempre que a profundidade dos sulcos atingir 1,6 mm. Adiar a hora da troca é uma economia que não vale a pena.

LEIA COM ATENÇÃO:

1. - Use sempre o cinto de segurança.

2. Quando for viajar distribua o peso da bagagem na mala, isso melhora a estabilidade;

3. Nunca cole atrás de outros veículos nem na cidade ou na estrada, uma parada brusca causa um engavetamento, mantenha uma distancia de segurança;

4. Jamais fale ao celular quando estiver dirigindo;

  1. Ligue a seta bem antes de fazer a curva, na última hora de nada adianta.

6. Não dirija com crianças no colo (elas devem estar sempre no banco de trás);

7. Não avance assim que o sinal ficar verde (espere os pedestres concluírem a travessia).

4ª Companhia Independente Bombeiro Militar – Quartel das Águas Quentes

Caldas Novas - Goiás

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